segunda-feira, 4 de junho de 2012

JUVENTUDE e MEIO AMBIENTE


Jovens de idade, jovens de espírito, jovens de coração... Comemoramos neste dia 05 de junho o DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE. Longe daquela famosa piadinha sobre “devemos respeitar o ambiente inteiro ou só ‘meio’”... vou tecer alguns comentários aqui sobre Juventude e Meio Ambiente (como um todo “inteiro”)
Os jovens do século 21 têm mais acesso à informação do que as outras gerações sobre as relações da humanidade com o planeta. Afinal, com o avanço das tecnologias de informação, somado à intensificação nunca antes vista dos impactos produzidos pelo atual modelo de sociedade, as reflexões sobre o meio ambiente tomam grandes dimensões. As relações entre as questões ambientais, sociais, culturais e econômicas, sob a perspectiva da sustentabilidade como discriminação, pobreza e miséria e a valorização dos bens materiais precisam estar cada vez mais presentes no dia-a-dia de todos e todas para que a questão, além de mais visível, possa alcançar as dimensões necessárias. Contudo, é importante avançar na ampliação da democratização da informação, garantindo também aos povos, comunidades tradicionais, à população que vive no campo e/ou em regiões periféricas esse direito social.
Crescimento econômico, desenvolvimento sustentável, controle das emissões de gases nocivos, aquecimento global, gestão de resíduos, matrizes energéticas, consumo e consumismo, segurança alimentar, transgênicos, distribuição fundiária, formas de cultivo e produção de alimentos entre outros, são todos conceitos e ideias importantes para a sociedade e para o conjunto da juventude de hoje, que necessita estar mais consciente do momento crucial enfrentado pela sociedade. É necessário avançar no debate sobre desenvolvimento sustentável, na perspectiva de garantir condições para a sua existência e a  existência saudável das próximas gerações. Mesmo para os jovens mais conscientes, a participação nesse processo ainda não está atingindo as expectativas de contribuir para o alcance de uma vida saudável.
Mais do que nunca, é preciso atenção a princípios como intergeracionalidade, sustentabilidade, desenvolvimento sustentável e solidário, justiça social e igualdade entre os povos, para a formação de jovens cidadãos. Existe, para isso, uma série de iniciativas, que tende a crescer cada vez mais. Observa-se que a temática ambiental e a sua relação com a juventude precisam conquistar uma atenção maior na agenda pública e que o conjunto de ações desenvolvidas até aqui possibilitou uma série de conquistas: desde a capilarização da educação ambiental à conquista de marcos políticos estratégicos para a questão, como as conferências e outros programas existentes. Entretanto, ainda sofremos derrotas consecutivas. Por isso, é preciso avançar no processo de institucionalização do programa nacional de juventude e meio ambiente, em ações de valorização da educação ambiental como marco estratégico para a temática e nas diversas iniciativas neste sentido, além de garantir uma legislação que assegure, de fato, a preservação do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário