quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O QUE A SOCIEDADE GANHA COM O VOLUNTARIADO JOVEM?

A inclusão dos adolescentes na solução de problemas colabora não só para o desenvolvimento da auto-estima e da autonomia , mas contribui também para a organização e o fortalecimento da sociedade. São exemplos desses ganhos, a melhoria do nível de informação e formação da população jovem, desenvolvimento de lideranças, solução de problemas e necessidades da comunidade, articulação e amadurecimento da sociedade civil, e construção de um novo imaginário social de cidadania - com base na responsabilidade, cooperação, solidariedade e compromisso.
O jovem não é apenas o beneficiado, mas também o promotor da transformação social. Intervenções no campo da ecologia e proteção ambiental, saúde e direitos humanos, sexualidade e afetividade, contribuições ativas e solidárias para o sucesso da aprendizagem escolar e transformação da escola, apoio a crianças em creches, hospitais e associações de bairro são exemplos de áreas em que os adolescentes podem e estão atuando. Os Encontros Nacionais de Adolescentes (ENAs), que acontecem a cada ano, reúnem adolescentes e jovens de mais de 50 instituições para trocar experiências de voluntariado e protagonismo juvenil. As possibilidades de atuação são reais e podem ser altamente estimulantes, se respeitados os limites de cada um, e se o jovem for convocado a tornar pessoal uma causa social.
Ser parceiro de um adolescente é uma experiência única, que pode nos transformar profundamente. Significa, por outro lado, recuperar e acolher o adolescente que fomos; e, por outro, ser capaz de enxergar a pessoa real que está diante de nós, com sonhos, desejos, potenciais, limitações e necessidades. Ajuda-nos a explicitar os valores segundo os quais estamos de fato vivendo, e a buscar os valores segundo os quais desejamos viver. Porque os jovens podem ver com clareza o que nós não vemos; e nós, adultos, podemos ver com clareza o que eles ainda não vêem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário